segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Chamados a iluminar



“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter” (Lc 8,16-18).


Ser luz no mundo é um aspecto da nossa vida cristã e da nossa vocação. Uma vez batizados, a nossa alma tem o reflexo do céu. Hoje assumindo de forma espontânea que pertencemos a Jesus, somos convidados a dar testemunho da sua palavra. Em I jo 5,19 diz: Sabemos que somos de Deus e que o mundo jaz no Maligno.
O Convite de Jesus aqui é para que os cristãos se manifestem publicamente em um mundo escuro e sem brilho. Satanás tem roubado a dignidade das pessoas, a justiça, a paz, os valores morais e a ética. Para ser cristão é preciso imitar a Cristo: tornai-vos imitadores de Deus como filho amados (Ef 5,1). Precisamos ter ousadia de profetas, sair dos becos da timidez e das mentiras. Não podemos aceitar estes paradigmas, essa inversão de valores. Se somos chamados a iluminar o mundo, não podemos nos conformar com ele (Rm 12,2), ou seja, tomar a forma. Hoje acha-se tudo muito natural. As leis diabólicas cada dia são implantadas por aqueles que não conhecem a Deus. A medida que vamos nos conformando com o mundo, passamos a ter a forma dele. Por isso, não podemos nos conformar com o casamento homossexual, não podemos nos conformar com estas novelas ou programas que não edificam a família. Não podemos nos calar diante da cultura de morte (aborto). Precisamos iluminar o mundo com nosso testemunho.  Estes dias muitos se chocaram com o show no Rock in Rio da banda que fez escárnio de Jesus, da Igreja e dos símbolos cristãos. Pois bem, gostaria de ir além. Este evento de modo algum é para os que se dizem batizados. Dom Henrique Soares, Bispo auxiliar de Aracaju em sua indignação diz: Ali não é lugar para discípulos de Cristo. Amados, não é só esta banda como se fosse uma situação à parte, mas o todo o "rock in rio" é um evento de satanás e não tenho medo de falar isso. Jesus nos diz que tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto, Ou seja, não adianta vivermos na mentira, tarindo a palavra de Deus se escondendo como se Deus não soubesse. Portanto, quem quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tg 4,4. 
Não podemos nos calar. As nossas ações devem iluminar o coração dos que estão distantes de Deus. Não esqueça: somente o nosso testemunho pode impactar nossa nação.
Emanuel Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é a benção Urbi et Orbi?

A expressão latina “Urbi et Orbi” significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa na saca...