terça-feira, 24 de setembro de 2013

A família de Jesus




A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”.Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática. (Lc 8,19-21)



Muitos se limitam a entender esta passagem como uma ofensa de Jesus para sua mãe. É como se Ele a excluísse do seu discipulado ou como se ela não tivesse alguma importância. Pois bem, de forma simples, precisamos entender que o Evangelista quer nos dizer neste gesto de Jesus. Destaco três pontos aqui:

1. Jesus confirma sua vocação - Ele de forma radical vive o seu próprio ensinamento a cerca do chamado de Deus. Vejamos:  Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim (Mt 10,37)Ele ao revelar uma "nova família", nos mostra com clareza o seu desapego e reafirma sua vocação. 

2. Jesus reafirma a própria vocação de Maria - Quando ele responde: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”, exalta de forma esplêndida a vocação de sua mãe. Ora, Maria foi a primeira cristã; a primeira a viver a plena vontade de Jesus, portanto, antes de todos, ela já pertence a família dos que vivem a Palavra de Deus. Aos pés da cruz, Maria contempla plenamente a missão do seu filho (Jo 19,25-27).


3. Jesus confirma a nossa vocação - Todos os que ouvem e põe em prática, ou seja, todos os que acolhem a Cristo e pelo batismo são incorporados à sua igreja.

Portanto irmãos, não se deixem levar por sopro de doutrinas estranhas. Antes de tudo, peçamos o Espírito Santo para compreender a palavra de Deus. 


Emanuel Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é a benção Urbi et Orbi?

A expressão latina “Urbi et Orbi” significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa na saca...