sexta-feira, 23 de maio de 2014

Comunidade Diante da Cruz: Somos Profetas da Cruz



A Comunidade Católica Diante da Cruz,  é uma Associação Privada de Fiéis, no perfil das “Novas Comunidades”, fundada em São Luis/MA, no ano de 2010, por Emanuel de Nazaré Pereira machado, onde tem hoje sua sede. Nela homens e mulheres – casados, celibatários, sacerdotes, seminaristas e solteiros – se consagram a Deus a partir do Carisma Diante da Cruz e assim, dedicam suas vidas ao serviço do Reino de Deus, sob a graça da Igreja de Cristo.
  NOSSO CARISMA:
“Ser sinal da Presença de Deus através da Alegria, Esperança e Consolação"
Pela força do nosso carisma, somos portadores da alegria para a humanidade que sofre. Nossa mensagem deve animar aqueles que estão sem esperança e que já não encontram mais sentido na vida.  É nosso dever anunciar a cada pessoa o verdadeiro sentido da cruz. Nela está a fonte de alegria e salvação. Através dos nossos momentos de oração pessoal e comunitário extraímos o que mais belo a Cruz nos revela.
PALAVRA FUNDANTE:
“E vós sereis chamados sacerdotes do Senhor" (Is 61,6a)
Queremos pela força do Carisma levar cada homem e mulher Diante da Cruz para contemplar a redenção e vitória que se revela em Jesus.
ANÚNCIO
É a concretização da Missão. A nossa vocação e Carisma obedecem a ordem de Jesus: “Ide pelo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15ss). O nosso anúncio deve ser profético e com ousadia. Devemos permitir que os sinais se manifestem em nossa missão.
ALEGRIA
A alegria é um sinal do bem estar com Deus. Um coração que ama o Senhor é feliz. Sem essa manifestação, o Evangelho não terá sentido. A alegria vai além de um estado de vida, é algo que permanece conosco mesmo diante das dores.
VOCAÇÃO DIANTE DA CRUZ
Quando se trata da vocação, corremos o risco de limitar o sentido da Missão. A nossa vocação é ser Profetas da Cruz desde a eternidade, selados para o matrimônio, sacerdócio ou celibato consagrado. Eis a nossa vocação, ela é o único caminho que nos leva ao céu.
ESPIRITUALIDADE
Devemos vivenciar em nossa oração a força do Espírito Santo. Ele é o protagonista da nossa relação com Deus, pois sem a graça do batismo no Espírito, a nossa experiência de oração se torna vazia e superficial. Temos uma Espiritualidade Profético-Contemplativa
COMO EVANGELIZAMOS?
Através de todos os projetos desenvolvidos pela Comunidade, entre eles: acampamentos, experiência de oração, celebrações da Palavra, Aprofundamentos Vocacionais, Escolas de formações,  Kairós etc. Desenvolvemos todas as ações missionárias sempre em comunhão com os padres locais.
NOSSA MISSÃO:
“Somos Servo dos Servos”
Nossa maior missão é amar (I Jo 4). A nossa Consagração só tem sentido se nos colocamos a disposição do outro. Sem isso não podemos realizar a vontade plena de Deus. Jesus antes de abraçar a plenitude de sua vocação no Getsêmani, lava os pés dos discípulos na última ceia.
ACOMPANHAMENTO ECLESIAL
Pe. Ribamar Nascimento, Pe. Maxemo e Pe. Almir de Aquino








FORMAS DE VIDA
A cada ano novas pessoas fazem uma experiência para acolher o Carisma Diante da Cruz. A principal porta é o retiro vocacional ELECTUS. Depois do retiro, cada pessoa faz a sua opção por ingressar ou não no vocacional.
Aliança: Membros Consagrados que acolhem o Carisma Diante da Cruz de forma  a conciliar os trabalhos missionários com seus afazeres diários: trabalho, estudo, etc. Vivem a essência do carisma através das regras da comunidade
Vida: São Consagrados que acolhem o Carisma Diante da Cruz de forma integral. Eles, de forma radical, seguem o chamado de Deus, deixando  tudo para
seguir Jesus.
 ESTADOS DE VIDA
Celibatário: Homens e mulheres que assumem um estado de vida, consagrando-se como puros segundo Cristo, durante o período de 1 ano. Renovando o voto durante 7 anos consecutivos, o compromisso torna-se  perpétuo.
Matrimônio: Casais que resolvem dispor desse chamado  para  servirem juntos através da comunidade. Podem ser Vida ou de Aliança.
Sacerdote: Padres que se consagram para servir através do seu ministério sacerdotal o Carisma Eterna Aliança. A Comunidade acolhe também padres e vocacionados ao sacerdócio.
TEMPO DE EXISTÊNCIA
 Em 23 de maio de 2010 oficializa-se a comunidade através da primeira missa de compromisso presidida pelo frei Márcio (Ofmc) na comunidade João Paulo II, após isso inicia-se uma nova etapa no carisma e espiritualidade da Comunidade
      


    NOSSOS BALUARTES
 

Temos uma devoção ao Sangue de Jesus, ao Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo.
Nossos baluartes: São Filipe Néri, Santa Miriam de Jesus Crucificado e São Francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é a benção Urbi et Orbi?

A expressão latina “Urbi et Orbi” significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa na saca...