quinta-feira, 29 de maio de 2014

O teu SIM salva a tua família


Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família" (At 16,31)

Crer significa uma atitude de decisão. Uma decisão pessoal do homem a Deus e ao mesmo tempo o assentimento livre de toda a verdade que Deus revelou (CIC 150).

Texto: At 16,16-34

Olhando para a atitude de Paulo e Silas, aprendemos o valor da fé. Foram presos porque expulsaram o demônio que aprisionava a mulher, deixando furiosos os que a escravizavam. Paulo e Silas são lançados no cárcere e depois açoitados. Mesmo com os pés amarrados, começaram a glorificar o Senhor.
O que faz alguém louvar a Deus quando humanamente não tem razões? Louvar a Deus com as marcas dos açoites, difamados, humilhados. Onde está a lógica? A resposta é: Crer! Simplesmente crer!  Pela fé decido crer! Entender a fé como decisão e não como sentimento é um desafio, portanto, uma fé decidida é capaz de quebrar cadeados e abrir prisões não apenas nossas, mas daqueles que estão ao nosso redor. Somente uma pessoa decidida pode alcançar pela fé o coração daqueles que estão ao seu redor. O vs 26 diz: "Subitamente, sentiu-se um grande terremoto tão grande que abalaram até os fundamentos do cárcere. Abriram-se logo as portas e soltaram as algemas de todos".
Deus espera de nós uma decisão. Percebamos que a atitude de fé de Paulo e Silas trouxe liberdade a todos os que estavam ao seu redor.
Pessoas inconstantes não alcançam uma liberdade plena, pois são escravas dos seus próprios medos vivendo uma fé superficial, movida a sentimentos, de "fases", uma fé regada a "novidades" e encantos humanos, sem contemplar o ponto central: O mistério da cruz.
O carcereiro ao pensar que todos teriam fugido entra em desespero a ponto de tentar tirar a própria vida; Contudo, ao ouvir a voz de Paulo ele se lança aos seus pés perguntando o que fazer para se salvar. Paulo responde: Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família. Como se vê, a salvação dos nossos, parte de uma atitude pessoal. Crer não somente com os lábios, mas com decisões diárias. Paulo e Silas mostram com o seu próprio testemunho que uma fé sincera não pode ser abalada com qualquer adversidade.
Crer não é ter uma "pensamento positivo", fantasiar esperanças infundadas ou ser uma pessoa "boazinha". Crer é comprometer-se com aqueles que é a razão da nossa fé!
Muitos querem que suas famílias sejam libertas, curadas, mas apresentam a Deus uma fé momentânea e imediatista. Não persistem na oração, querem que as coisas sejam realizadas do seu jeito. Como Davi, peçamos: "Dai-me de novo um espírito decidido (Sl 50,12,b)
Se quiser salvar a tua família, creia! Tenha uma fé de atitudes! Persevere na oração! Louve a Deus nas "pequenas coisas", deixe a murmuração. E como Paulo nos ensina:  Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8,38-39)
O teu SIM pode salvar a tua família! Persevere! Vá até o fim!

Emanuel Machado



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Comunidade Diante da Cruz: Somos Profetas da Cruz



A Comunidade Católica Diante da Cruz,  é uma Associação Privada de Fiéis, no perfil das “Novas Comunidades”, fundada em São Luis/MA, no ano de 2010, por Emanuel de Nazaré Pereira machado, onde tem hoje sua sede. Nela homens e mulheres – casados, celibatários, sacerdotes, seminaristas e solteiros – se consagram a Deus a partir do Carisma Diante da Cruz e assim, dedicam suas vidas ao serviço do Reino de Deus, sob a graça da Igreja de Cristo.
  NOSSO CARISMA:
“Ser sinal da Presença de Deus através da Alegria, Esperança e Consolação"
Pela força do nosso carisma, somos portadores da alegria para a humanidade que sofre. Nossa mensagem deve animar aqueles que estão sem esperança e que já não encontram mais sentido na vida.  É nosso dever anunciar a cada pessoa o verdadeiro sentido da cruz. Nela está a fonte de alegria e salvação. Através dos nossos momentos de oração pessoal e comunitário extraímos o que mais belo a Cruz nos revela.
PALAVRA FUNDANTE:
“E vós sereis chamados sacerdotes do Senhor" (Is 61,6a)
Queremos pela força do Carisma levar cada homem e mulher Diante da Cruz para contemplar a redenção e vitória que se revela em Jesus.
ANÚNCIO
É a concretização da Missão. A nossa vocação e Carisma obedecem a ordem de Jesus: “Ide pelo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15ss). O nosso anúncio deve ser profético e com ousadia. Devemos permitir que os sinais se manifestem em nossa missão.
ALEGRIA
A alegria é um sinal do bem estar com Deus. Um coração que ama o Senhor é feliz. Sem essa manifestação, o Evangelho não terá sentido. A alegria vai além de um estado de vida, é algo que permanece conosco mesmo diante das dores.
VOCAÇÃO DIANTE DA CRUZ
Quando se trata da vocação, corremos o risco de limitar o sentido da Missão. A nossa vocação é ser Profetas da Cruz desde a eternidade, selados para o matrimônio, sacerdócio ou celibato consagrado. Eis a nossa vocação, ela é o único caminho que nos leva ao céu.
ESPIRITUALIDADE
Devemos vivenciar em nossa oração a força do Espírito Santo. Ele é o protagonista da nossa relação com Deus, pois sem a graça do batismo no Espírito, a nossa experiência de oração se torna vazia e superficial. Temos uma Espiritualidade Profético-Contemplativa
COMO EVANGELIZAMOS?
Através de todos os projetos desenvolvidos pela Comunidade, entre eles: acampamentos, experiência de oração, celebrações da Palavra, Aprofundamentos Vocacionais, Escolas de formações,  Kairós etc. Desenvolvemos todas as ações missionárias sempre em comunhão com os padres locais.
NOSSA MISSÃO:
“Somos Servo dos Servos”
Nossa maior missão é amar (I Jo 4). A nossa Consagração só tem sentido se nos colocamos a disposição do outro. Sem isso não podemos realizar a vontade plena de Deus. Jesus antes de abraçar a plenitude de sua vocação no Getsêmani, lava os pés dos discípulos na última ceia.
ACOMPANHAMENTO ECLESIAL
Pe. Ribamar Nascimento, Pe. Maxemo e Pe. Almir de Aquino








FORMAS DE VIDA
A cada ano novas pessoas fazem uma experiência para acolher o Carisma Diante da Cruz. A principal porta é o retiro vocacional ELECTUS. Depois do retiro, cada pessoa faz a sua opção por ingressar ou não no vocacional.
Aliança: Membros Consagrados que acolhem o Carisma Diante da Cruz de forma  a conciliar os trabalhos missionários com seus afazeres diários: trabalho, estudo, etc. Vivem a essência do carisma através das regras da comunidade
Vida: São Consagrados que acolhem o Carisma Diante da Cruz de forma integral. Eles, de forma radical, seguem o chamado de Deus, deixando  tudo para
seguir Jesus.
 ESTADOS DE VIDA
Celibatário: Homens e mulheres que assumem um estado de vida, consagrando-se como puros segundo Cristo, durante o período de 1 ano. Renovando o voto durante 7 anos consecutivos, o compromisso torna-se  perpétuo.
Matrimônio: Casais que resolvem dispor desse chamado  para  servirem juntos através da comunidade. Podem ser Vida ou de Aliança.
Sacerdote: Padres que se consagram para servir através do seu ministério sacerdotal o Carisma Eterna Aliança. A Comunidade acolhe também padres e vocacionados ao sacerdócio.
TEMPO DE EXISTÊNCIA
 Em 23 de maio de 2010 oficializa-se a comunidade através da primeira missa de compromisso presidida pelo frei Márcio (Ofmc) na comunidade João Paulo II, após isso inicia-se uma nova etapa no carisma e espiritualidade da Comunidade
      


    NOSSOS BALUARTES
 

Temos uma devoção ao Sangue de Jesus, ao Imaculado Coração de Maria e São Miguel Arcanjo.
Nossos baluartes: São Filipe Néri, Santa Miriam de Jesus Crucificado e São Francisco de Assis.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Reino de Deus ou o mundo: De que lado estamos?





Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração (Jo 14,27)



Há certamente uma grande diferença entre o que procede de Deus e o que procede do mundo. O mundo é o lugar das ilusões, da carne, das pseudo-alegrias. É tudo o que se opõe ao Reino de Deus.
Enquanto o mundo é regido pelo Relativismo, o Reino de Deus é regido pelo Evangelho. A grande diferença entre um e outro é que o mundo não impõe limites, não há regras e por consequência não há disciplina; "Seja Feliz" não importa de que forma seja. Tudo leva a Deus ou tudo é Deus (ideia Panteísta).
O Reino de Deus (Basileia) se caracteriza pela renúncia de nós mesmos (Mt 16,24). É necessário comunhão, docilidade e compromisso com o Evangelho.
Infelizmente muitos cristãos tem perdido o foco e continuam a promover festas seculares, eventos com bebidas alcoólicas; E ainda há quem use os holofotes para continuar propagando o que é próprio do mundo. O pior de tudo é que estamos tão envolvidos numa cultura de relativismo que achamos normal. Estes dias a Freira Cristina Scuccia apareceu na mídia com o dom que Deus deu para continuar propagando o secularismo. Que absurdo! O pior ainda são aqueles que estão vendo como "ação do Espírito Santo", "a Igreja jovem"...De fato estamos perdendo a visão espiritual e vendo tudo como muito natural ou como "evolução" da sociedade.
Quando nos posicionamos contra essa postura nos chamam de alienados, fanáticos, etc...
Façamos então uma reflexão baseado na palavra de Deus.
O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo (Rm 14,17). Se portanto queremos compreender a vontade de Deus saibamos que Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus (Rm 8,8). O Reino de Deus é marcado por renúncias diárias. Tome então uma decisão! De que lado você está?


Emanuel Machado

O que é a benção Urbi et Orbi?

A expressão latina “Urbi et Orbi” significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa na saca...