sexta-feira, 6 de maio de 2016

Desafios na Oração

A oração é um impulso do coração, um simples olhar lançado para o céu, um grito de gratidão e amor tanto no meio da tribulação como no meio da alegria
(Santa Terezinha     do Menino Jesus).



Destaco aqui três características da Oração:
1. É uma necessidade humana mas que transcende a nossa realidade  - Ora se a oração é um impulso do coração, significa que a nossa condição humana, a nossa vontade e consciência devem antes de tudo estar dispostas a fazer esta experiência. O grande desafio será, portanto, permitir que o nosso coração se volte para o céu mesmo diante das tribulações. Muitos tem a visão errada da oração; Como se ela partisse de Deus ou como se fosse algo mágico. Precisamos ter esta consciência: O desejo de orar é nosso, por isso, sentimos preguiça, cansaço e nos tornamos indispostos. Somente uma disciplina nos manterá no foco da oração. Desta forma, um simples esforço humano é capaz de nos fazer adentrar em uma dimensão espiritual.

2. Deve levar a um compromisso antes de tudo consigo mesmo - A oração não deve ser um emaranhando de palavras. Jesus nos ensinou o seguinte: "Não multipliqueis as palavras como fazem os pagãos que julgam já serem ouvidos à força de suas palavras" (Mt 6,7). Queremos que Deus realize por "força das nossas palavras", queremos que Ele faça de acordo com nosso tempo e nossa vontade; Os show da fé, a hora marcada do milagre, a falsa sensação de ter Deus como nosso servo. Devemos entender a oração como um compromisso antes de tudo com aquilo que falamos. Por exemplo: Se pedimos pureza em nossa oração, devemos agir de modo que aquilo que pedimos se realize também por força da  nossa ascese. Uma oração sem compromisso que não gera conversão não alcança o céu.

3. Deve ser sempre simples espontânea e sincera - "Acheguemo-nos a Ele com coração sincero, com plena firmeza na fé, o mais intimo da alma isento de toda mácula de pecado e o corpo lavado na água purificadora do batismo" (Hb 10,22). Esta carta dá os passos para que a nossa seja eficaz e toque o coração de Deus.
  • Coração sincero (Uma oração livre no Espírito; um diálogo de corações)
  • Firmeza de fé (Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11,6). Uma fé decidida e que nos leve além das nossas limitações. Uma fé que toca o céus mas não esquece dos pés fincados ao chão.
  • O mais intimo da Alma isento do pecado - Uma oração sem um coração arrependido não ultrapassa o teto. A confissão, a busca constante da misericórdia e da pureza são elementos essenciais para nossa oração. Devemos buscar diariamente a nossa própria conversão, pois sem isso, a nossa oração se torna ineficaz.
  • O corpo lavado na água purificadora - O Batismo no purificou. A nossa oração deve ser conduzida pelo Espírito Santo. Ele nos ajuda de modo concreto e até perfeito. Pedir o batismo no Espírito Santo deve ser uma atitude diária. Ele nos levará à intimidade necessária do coração do Pai.            
                                 (Emanuel Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é a benção Urbi et Orbi?

A expressão latina “Urbi et Orbi” significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa na saca...