Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados (Mc 16,15-18).
Se queremos de fato exercer o nosso discipulado e também o chamado missionário do qual a Igreja nos convoca, precisamos assumir com seriedade as Palavras de Jesus. Levar o IDE a sério. Vejamos aqui quatro passos importantes para um anúncio autêntico:
1. Experiência com o Senhor pela oração - É necessário portanto, sair da euforia, da superficialidade e entrar em uma intimidade profunda com o Senhor pela oração e por uma busca constante da santidade. Sem isso é impossível realizarmos o chamado de Deus.
2. Disponibilidade - Quando o Senhor Jesus diz Ide, ele está dando uma ordem. Não está pedindo um favor, não está perguntando como está o nosso tempo. Se não há disponibilidade, não pode haver missão. E alguém pode ser perguntar: Como como exercer a missão se trabalho e estudo e quase não tenho tempo? Respondo dizendo algo que venho escrevendo: "A melhor tradução do Evangelho é o nosso testemunho". A disponibilidade é interior. É Disposição para realizar a vontade de Deus, sem barreiras. É possível exercer a Missão em qualquer estágio corriqueiro da nossa vida. Se o nosso SIM for autêntico e a disponibilidade para testemunhar foi uma luta diária, teremos um resultado positivo na Evangelização.
3. Ousadia - É necessária a ousadia na Evangelização. É preciso ter autoridade espiritual. Um missionário dever ter a docilidade do Espírito Santo para compreender a necessidade do povo e assim na "ousadia" ir além das limitações humanas. Um Evangelho impactante, que se manifeste por meio dos sinais. O Papa Francisco na Missa de Envio da JMJ nos exortava a não ter medo, dizia ele: «Eu estou com vocês todos os dias» (Mt 28,20). E isto é verdade também para nós! Jesus não nos deixa sozinhos, nunca lhes deixa sozinhos! Sempre acompanha a vocês! Além disso, Jesus não disse: «Vai», mas «Ide»: somos enviados em grupo. Queridos jovens, sintam a companhia de toda a Igreja e também a comunhão dos Santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos. Jesus não chamou os Apóstolos para viver isolados, chamou-lhes para que formassem um grupo, uma comunidade.
4. Sinais - "Os milagres acompanharão os que crerem". Um Anúncio autêntico se manifesta com sinais. Quando o Evangelho é anunciado e encontra fé do povo, os sinais se manifestam de forma clara. Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão (Is 55,10-11). Devemos pela ousadia orar para que as pessoas sejam curadas. Jesus veio para derrubar todas as barreiras físicas ou espirituais.
É preciso assumir o Evangelho de Jesus que cura, que liberta, que restaura. Devemos trazer a esperança e anunciar as promessas de Deus que são eternas. Jesus Cristo é o mesmo ontem e sempre (Hb 13,8). Se você quer assumir sua missão de forma autêntica, tome esta palavra não como uma alegoria, mas como verdade plena em sua vida!
Rezemos juntos:
Ó Deus, sustenta os operários que tu chamastes para tua vinha. Sustenta os teus sacerdotes, os teus consagrados e a tua Igreja. Desperta Senhor os que tu chamastes para viver um Evangelho com sinais e prodígios e sinais. Tu sabes o quanto teu povo necessita. Portanto, usa-nos como canais da tua graça e do teu poder em nome de Jesus. Amém!
Emanuel Machado