sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Ana Paula Valadão prega usando a Sagrada Tradição e a Patrística

Aos que duvidam da sagrada Tradição, segue uma reflexão.
Os Apóstolos ensinaram  o respeito e a necessidade da Sagrada Tradição e do Magistério legitimamente constituido. João nas duas últimas epístolas diz que não quis confiar tudo por escrito, mas havia outras coisas que comunicaria à viva voz (II Jo 12; III Jo,14). São paulo, nos fala da necessidade de uma tradição e um magistério vivo:  "Estais firmes, irmãos e conservai as tradições que aprendestes ou de viva voz (II Ts 2,15); "Que vos aparteis de todos os que andam em desordens e não segundo a tradição que receberam de nós (II Ts 3,6); "O que ouvistes de mim por muitas testemunhas, ensina-o a homens a fim de que se tornem idôneos para ensinar outros" (II Tm 2,2). A igreja fundada por Jesus Cristo, portanto, seria ela a "coluna e o firmamento da verdade" (I Tm 15)
Os primeiros padres (Patrística) da Igreja acolhem plenamente essas verdades de fé deixadas como herança pelos Apóstolos. São os "grandes" homens (aproximadamente do século II ao século VII) que foram no oriente e no Ocidente como que "Pais" da Igreja, pois firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando muitas heresias e reafirmando a doutrina ensinada pelos Apóstolos. 
Ana paula valadão vai citar Policarpo de Esmirna que foi discípulo do Apóstolo João, e teve a oportunidade de conhecer outros Apóstolos que conviveram com Jesus. Ele se tornou um exemplo íntegro de fé e vida, sendo respeitado inclusive pelos adversários. Dezesseis anos depois, Policarpo foi escolhido e consagrado pra ser o bispo de Esmirna para a Ásia Menor, pelo próprio Apóstolo João, o Evangelista.
Nós católicos temos muitas armas que não usamos por falta de uma busca sincera de conhecimento a cerca da nossa Igreja. 



(Emanuel Machado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é a benção Urbi et Orbi?

A expressão latina “Urbi et Orbi” significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa na saca...