sábado, 15 de fevereiro de 2014

Viver à sombra da cruz de Cristo


Não há como ter uma verdadeira experiência do amor de Deus sem passar pela cruz. Nós não entenderíamos esse amor sem antes contemplar o mistério da cruz, pois Deus “se aproveita” dela para nos ensinar e para se aproximar ainda mais de nós.
Muitos sem entenderem questionam como alguém que diz nos amar tanto, pode nos querer ver sofrer; Porém, devemos entender que Deus não nos envia sofrimentos. Deus é amor e n’Ele não habita maldade. O que sofremos hoje são apenas conseqüências das nossas escolhas e de nossas teimosias. Ele permite que a tribulação venha justamente para nos moldar e para nos corrigir. São Paulo Apóstolo, patrono da nossa comunidade que tão sabiamente soube viver os sofrimentos em Cristo nos ensina em sua carta aos Hebreus:

“Porque o Senhor corrige aquele que ama e açoita aquele que recebe por filho”. (Heb. 12, 6)

Precisamos entender que a tribulação é permitida por Deus para o nosso crescimento espiritual e para a nossa salvação, pois “Não há salvação sem cruz, não há felicidade sem cruz” (Emanuel Machado).

Viver à sombra da cruz de Cristo é manter-se forte e perseverante na dor; é confiar n’Aquele que nos chamou e nos amou desde o principio, é entregar a Ele a nossa esperança, é sofrer para colher os bons frutos.
Se você souber passar por essa experiência com fé, a dor acabará por te levar ao júbilo, pois o propósito de Deus em nossa vida é de nos levar a santidade para que de fato sejamos felizes.
Todos nós passamos por momentos de dor e decepções, contudo, autênticos cristãos não param nesse estágio da vida, mas entregam-se Àquele que tudo pode fazer. 
Olhe o seu passado; veja o quanto você precisou morrer para chegar até aqui; o que você teve que perder pra que certas coisas pudessem acontecer. A vida do Cristão é traçada a partir da morte. Jesus nos ensina que se um grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só, mas se morre dá muito fruto (cf; Jo 12, 24). A morte é somente o inicio de tudo, dor e alegria são complementos e uma nos prepara para a outra, por isso não se limite a olhar para cruz apenas como dor e sofrimento, mas perceba o que te aguarda depois desse tempo. Tribulação é tempo de preparo e espera; Deste modo não fique sentado se lamentando e vendo tudo acontecer. Deus não demora, Ele capricha e sabe à hora certa de tudo acontecer. Comece hoje a cultivar o terreno do seu coração para receber os frutos e a verdadeira felicidade que há de vir.
O nosso fundador Emanuel Machado nos diz que momentos de agonias e desertos sempre virão em nossa vida e que nós temos apenas que passar por eles e não permanecer lá. Por isso Deus o inspirou o terço da comunidade que diz: “Senhor Jesus, eis me aqui, tomo minha cruz, peço-te, dá-me somente forças”
É da força de Cristo de que nós precisamos para carregar a cruz. Somente com a força do seu Espírito é que poderemos vencer. Peça ao Senhor esta força e espere o kairós que é o tempo de Deus acontecer em sua vida. O Senhor não está alheio às suas orações; Ele está ao seu lado. Ore e persevere.

Hadrya Lopes
(Membro de Aliança, discípula e co-fundadora da Comunidade Eterna Aliança)

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Curados pela Verdade

 "A verdade é o remédio mais eficaz para a cura da alma"

Ter que encarar a verdade de si mesmo e permitir que o sangue de Jesus purifique o nosso passado sem de fato esconder quem somos é o meio mais seguro para alcançarmos a cura interior. Ouvir a verdade sobre nós mesmos não é fácil. Em Mc 6,14-29 vemos a história de Herodíades que dispensou metade do reino e preferiu literalmente a cabeça de João Batista por não suportar a verdade anunciada por ele.  Quantas vezes somos assim: perdemos coisas importantes por causa das mágoas e ressentimentos que não foram curadas no passado. Muitas são as formas de fugir do passado como se ele pudesse ser arrancado de nós. Enquanto não nos confrontarmos com as verdades de Deus não podemos assumir quem somos e permitir que o Senhor nos cure. No inicio desta leitura vemos que Herodes sem saber quem era Jesus, pensou que João Batista havia ressuscitado.  Outro passo para ser curados é descobrirmos quem é Jesus. Infelizmente muitos cristãos se limitam a dizer que Jesus é um psicólogo, um líder, um profeta, um servo, um mestre. Porém essas respostas são vazias. Jesus é o Senhor e a sua verdade está na sua Palavra. Quantas são as oportunidades boas que perdemos por não aceitarmos as verdades de Deus  que nos tiram do "conforto" para nos colocar no "confronto" de nós mesmos. Se queremos ser curados precisamos acolher a sua palavra para assim deixarmos os medos, mágoas e dores. Quantos desistem da sua comunidade, da Igreja por causa de conflitos. Certamente alguém que desiste nunca descobrirá a plena vontade de Deus. Deixar as riquezas do coração de Deus por causa de sentimentos de ódio sem compreender que por mais dolorosa que sejam podem ser resolvidas pela oração e diálogo é fazer o mesmo que Herodíades. Portanto, busquemos a verdade. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8,32). 

O que é a benção Urbi et Orbi?

A expressão latina “Urbi et Orbi” significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”. Esse é o nome dado à bênção pronunciada pelo Papa na saca...